Construções Luis Fernando Lda
Sistemas Fotovoltaicos
Sistema fotovoltáico com seguidor
Apresentamos as principais vantagens e desvantagens no uso e utilização da energia solar térmica e fotovoltaica.
Além do uso progressivo da energia solar residencial, existe cada vez mais a sua utilização na produção de energia elétrica a grande escala através de parques e usinas solares, em todo o mundo.
Conheça também as vantagens e desvantagens da energia solar no que se refere ao seu aproveitamento através de parques e usinas solares.
Tipos de Células
Existem vários tipos de células fotovoltaicas, sendo que as mais relevantes são as de silício monocristalino, silício policristalino e de silício amorfo.
- Silício Monocristalino
Constroem-se a partir de barras cilíndricas de silício monocristalino, obtidas em fornos especiais, serradas em bolachas com espessuras de 0,4 a 0,5 mm. A célula é obtida de um único cristal. A rede cristalina é a mesma e tem muito poucas impurezas ou imperfeições. O processo de cristalização é ainda complexo e caro, mas conduz a uma eficiência superior (genericamente entre 13 e 17%).
- Silício Policristalino
São obtidas a partir de lingotes de silício obtidos por fusão de silício puro, em moldes especiais, arrefecidos lentamente. Neste processo, os átomos organizam-se em cristais, formando uma estrutura policristalina, com espaços de separação entre os cristais. O processo de fabrico não é tão caro como nas células monocristalinas, mas a sua eficiência é ligeiramente inferior, entre 11 e 14% geralmente.
- Silício Amorfo
Estas células obtêm-se pela deposição de finas capas de plasma de silício microcristalino sobre vidro, plásticos e outros materiais. Possui o rendimento mais baixo das células de silício, mas tem maior estabilidade face à temperatura. Para temperaturas mais elevadas, é o que varia menos a sua eficiência.
sistemas para autoconsumo
Seguidor para um melhor aproveitamento solar
Orientação um factor importante
Alguns exemplos indicativos
marcas S Energie e Ameriesolar
Inversores SMA