Construções Luis Fernando Lda
Inserir subtítulo aqui

Sistemas Fotovoltaicos

Sistema fotovoltáico com seguidor


O mundo evolui cada vez mais rápido a nível tecnológico, foram introduzidas nos últimos anos uma séria de novas tecnologias no aproveitamento de energias renováveis como é o caso da energia solar térmica e fotovoltaica.

Apresentamos as principais vantagens e desvantagens no uso e utilização da energia solar térmica e fotovoltaica.

Além do uso progressivo da energia solar residencial, existe cada vez mais a sua utilização na produção de energia elétrica a grande escala através de parques e usinas solares, em todo o mundo.

Conheça também as vantagens e desvantagens da energia solar no que se refere ao seu aproveitamento através de parques e usinas solares.


Tipos de Células

Existem vários tipos de células fotovoltaicas, sendo que as mais relevantes são as de silício monocristalino, silício policristalino e de silício amorfo.

- Silício Monocristalino

Constroem-se a partir de barras cilíndricas de silício monocristalino, obtidas em fornos especiais, serradas em bolachas com espessuras de 0,4 a 0,5 mm. A célula é obtida de um único cristal. A rede cristalina é a mesma e tem muito poucas impurezas ou imperfeições. O processo de cristalização é ainda complexo e caro, mas conduz a uma eficiência superior (genericamente entre 13 e 17%).

- Silício Policristalino

São obtidas a partir de lingotes de silício obtidos por fusão de silício puro, em moldes especiais, arrefecidos lentamente. Neste processo, os átomos organizam-se em cristais, formando uma estrutura policristalina, com espaços de separação entre os cristais. O processo de fabrico não é tão caro como nas células monocristalinas, mas a sua eficiência é ligeiramente inferior, entre 11 e 14% geralmente.

- Silício Amorfo

Estas células obtêm-se pela deposição de finas capas de plasma de silício microcristalino sobre vidro, plásticos e outros materiais. Possui o rendimento mais baixo das células de silício, mas tem maior estabilidade face à temperatura. Para temperaturas mais elevadas, é o que varia menos a sua eficiência.



sistemas para autoconsumo

Seguidor para um melhor aproveitamento solar

Orientação um factor importante

Alguns exemplos indicativos


Sistemas para auto consumo a preços muito competitivos , podemos orçamentar o seu sistema , sabia que até 1500 watts não precisa de licença nem pagamento de qualquer taxa.,sistemas de 500 , 1000 , 1500 watts   ou seja 2 , 4 , 6 paineis .Valores sob consulta 

marcas  S Energie e Ameriesolar

Inversores  SMA

Inversores Fronius 

Pode descarregar aqui mais informação