Construções Luis Fernando Lda
Inserir subtítulo aqui

Sistemas Solares Térmicos


Sistemas solares térmicos

Existem dois tipos de painéis solares: os painéis solares térmicos e os painéis solares fotovoltaicos. Os painéis solares térmicos transformam a radiação solar directamente em energia térmica para o aquecimento de águas ou outros fins; os fotovoltaicos convertem a energia solar directamente em corrente eléctrica.

Sistemas solares térmicos

Existem dois tipos principais de sistemas de energia solar térmica: os de circulação em termossifão e os de circulação forçada.

Circulação em termossifão: A radiação solar incide sobre a cobertura de vidro que compõe a parte superior do colector solar, penetrando no interior do painel solar. O calor é transferido para o fluido que circula pela tubagem tornando-se menos denso, subindo do colector para o depósito. A permuta é feita para a água de consumo, o fluido térmico arrefece e desce para os colectores, fechando-se o ciclo. O depósito deve ficar sempre acima dos colectores solares. O investimento é mais baixo e a instalação mais simples. Funciona de forma autónoma, sem recurso a bomba auxiliar para fazer a circulação do líquido solar. A manutenção é mais simples.

Circulação forçada: A radiação solar incide sobre a cobertura de vidro que compõe a parte superior do colector solar, penetrando no interior do painel solar. O calor é transferido para o fluido que circula pela tubagem. O fluido quente, circula em circuito fechado e transfere calor através da serpentina do depósito para a água de consumo. A circulação do fluido é gerida pelo controlador diferencial e pelo grupo de circulação em função das temperaturas medidas. O sistema de circulação forçada tem um rendimento superior, dado que a gestão da energia é mais eficaz por ser regulada através de um controlador diferencial. Prevê um depósito no interior do edifício, pelo que obriga a ter espaço para a colocação do mesmo. Para quem se preocupa com a estética do painel e do edifício, é uma boa solução, dado que possibilita uma melhor integração arquitectónica.



Sistemas de termossifão e de circulação forçada

Escolha o melhor , escolha A +++
Escolha o melhor , escolha A +++

Sistema circulação termossifão e sistema circulação forçada

Benefícios de ter uma instalação de painéis solares térmicos

O primeiro sinal benefício para as famílias que aderirem a esta tecnologia de microprodução de energia é ver a sua conta mensal de energia (electricidade e gás). Um sistema bem dimensionado permite poupar até 70% da energia necessária para o aquecimento de água que se consome em casa. Por outro lado, a compra deste tipo de equipamentos tem um benefício fiscal associado de 30% do valor do investimento, no ano da aquisição.

Os sistemas solares térmicos são feitos para durar cerca de 20 anos com poupança de energia, cuidando do ambiente. Contudo, necessitam de uma manutenção preventiva anual, para que durem o tempo previsto sem perderem eficiência.

Portugal, independentemente da região, é um dos países da Europa com melhor recurso solar, sendo sempre vantajosa a instalação de energia solar térmica. Nas zonas do Alentejo e Algarve a radiação solar atinge níveis ainda mais elevados.



Sistemas de topo para realidade severa



PC - Acumulador de camadas Pro-Clean com conexão do permutador de esfera

Acumulador de camadas multifunções de alta qualidade, em aço (S 235 JR), para o modo de aquecimento e a preparação da água de serviço, em conjunto com um sistema solar. O carregamento solar camadas realiza-se através do permutador de esfera externo. O acumulador está equipado com um tubo ondulado em aço inoxidável integrado onde se realiza o aquecimento de água de acordo com um processo de aquecimento higiénico a passo contínuo. Todas as conexões necessárias existentes; inclui 2 mangas de 2'' para aquecimento de aparafusamento eléctrico. O acumulador encontra-se sobre um Stand ring. O permutador de esfera e o falso tecido em poliéster do isolamento devem ser encomendados em separado (ver Acessórios).em 

Aplicação
Aquecimento de água e modo de aquecimento em conjunto com um sistema solar para casas unifamiliares e bifamiliares ou instalações do projecto.


Colector de módulos Plug & Flow (PFM)

A montagem poderá ser efectuada tanto na horizontal como na vertical. Pode adquirir os respectivos sistemas de fixação para a elevação de diferentes tipos de cobertura ou com subconstruções resistentes às intempéries. Devido ao peso reduzido e às dimensões ideais, o colector é especialmente apropriado para a montagem num curto espaço de tempo. A tubulação interna, bem como a ligação dos colectores a um campo de colector são fáceis e rápidas de montar.

Aplicação

  • Montagem incorporada
  • Montagem de superfície
  • Instalação livre
sistema de circulação forçada
sistema de circulação forçada

O kit solar de água quente SWS é o "modelo compacto" ideal para aproveitar a energia solar gratuita para obter água quente. Mesmo quando o sol está fraco, a água quente é acumulada. O kit completo é fornecido com o colector de módulos PFM da TiSUN (vertical ou horizontal), acumulador solar de água quente BE-SSP-2R e o misturador de água de serviço BMV da TiSUN.

A eficiência e eficácia especiais dos kits solares TiSUN devem-se à coordenação cuidadosa de todos os componentes de potência, bem como à própria tecnologia de acumuladores desenvolvida.

Orientação um factor importantissimo

Sistema termossifão

Etiqueta label Pack , certificação de sistemas mistos

diga nos o que precisa e nós visitamos o local e damos soluções para o seu caso sem custos 

Informamos que comercializamos e instalamos . certificamos o seu sistema misto com etiqueta obrigatória Label Pack

https://www.tisun.pt/produtos/kits-solares/kit-solar-de-agua-quente-sws/